Todos nós já cometemos pelo menos um dos seguintes erros.
1. Comprar móveis por impulso
Por mais que você goste de uma peça de mobília, antes de comprá-la, pergunte-se se ela realmente atende às suas necessidades e ao espaço que você tem. Para acertar, anote as medidas máximas que você pode ter, subtraindo o espaço que você tem cerca de 80cm ao redor da mobília. É tão ruim ficar curto como comprar uma peça que é muito grande.
2. Coloque a caixa errada
Uma pequena imagem em uma grande parede, ou uma grande em uma mini parede. Idealmente, a caixa que você escolher é fornecida. Antes de pendurar, faça um teste. “Desenhe” o contorno da pintura na parede com fita adesiva. Só então você verá o espaço que ocupa. Faça o mesmo se quiser fazer uma composição de vários trabalhos.
3. Use diferentes estilos decorativos
Planeje a decoração de sua casa pensando nela como um todo. Não é que todos os cômodos sejam idênticos, mas têm certos elementos decorativos que os relacionam. Que eles compartilhem piso de madeira, carpintaria ou uma gama cromática dará a sua casa aquela sensação de unidade. Em seguida, dê-lhes sua própria personalidade com os móveis e acessórios.
4. Planeje a iluminação tarde demais
Decoração e iluminação andam de mãos dadas. Se você criar uma área de leitura, mas não tiver previsto um ponto de luz, terá um problema que só poderá ser resolvido com alongamentos, raças e cabos. Para evitar o desastre, ele imita o trabalho de arquitetos e decoradores. Desenhe onde a mobília vai e antecipe suas necessidades de iluminação geral, ambiental e pontual. E não esqueça os plugues!
5. Pinte uma cor fria se tiver pouca luz
Ou se o espaço for pequeno. As cores frias (azul e verde) absorvem a luz, por isso só são recomendadas em salas com grandes janelas e sem problemas de espaço. Que cor deve ser pintada uma pequena sala sem luz? De tons quentes e claros, como tons de bege, branco quebrado, areia ou rosa.
6. Escolher tecidos sintéticos
Sua queda, cor, toque e brilho são muito piores do que os tecidos naturais, como linho ou algodão. Seus pontos a favor? Sua manutenção e esse enrugamento menos. Por esse motivo, escolha modelos que tenham uma porcentagem sintética (no máximo 20%) e você estará correto.
7. Usar padrões em tudo
Alcançar o equilíbrio é complicado. Não tenha medo de misturar flores, listras ou bolinhas, contanto que eles compartilhem a cor dominante ou o tecido. Se você gosta de tecidos coloridos, você pode usá-los em pequenas doses, em uma almofada ou uma manta. O resto dos tecidos, melhor eles são lisos.
8. Pesquisar apenas a parte estética
O mobiliário perfeito é aquele que é decorativo e prático ao mesmo tempo. A estética é importante, mas não é a única coisa a considerar. Antes de sair para comprar, seja claro sobre o que você precisa (muitas gavetas, uma peça de mobília com um pequeno fundo, algo alto e estreito …) e seu orçamento. Verifique se está bem feito (veja a qualidade das dobradiças, das gavetas …) e que se adapta ao resto dos móveis. Comprar online pode ser uma grande ajuda para comparar diferentes peças e até mesmo encontrar boas ofertas.
9. Não invista em armazenamento
Ter muitos gabinetes é tão importante quanto pensar em seu equipamento interior. Veja o que você guarda, por exemplo: se você tem muitas calças, instale uma calça. Se você guarda muitas roupas penduradas, combina duas barras, uma alta (hidráulica, para abaixá-la facilmente) e outra baixa.
10. Encostar tudo à parede
Embora seja verdade que trazer móveis para as paredes limpa os quartos, não abuse. Faça com as peças mais volumosas ou escuras, mas não com todas. Agrupe os móveis para criar conversas, colocando um dos sofás no centro, se você tiver espaço, e sua casa parecerá mais confortável e vivida.
11. Pense escuro = pequeno
Não “proibir” a entrada de cores escuras em sua casa. Eles têm uma reputação de nanismo, mas se você os contrastar com tons claros, eles podem até mesmo estender os medidores visualmente. Use-os na medida certa: para destacar a parede da cabeceira em um quarto com luz natural ou para o estofamento de um sofá em uma sala decorada em tons neutros. O cinza antracite, o bronzeado e até o preto criam ambientes modernos e sofisticados. Para introduzi-los pouco a pouco, experimente os têxteis primeiro.
12. Cubra a entrada de luz
A luz natural transforma espaços, então deixe-a circular sem obstáculos por toda a casa. Coloque os móveis de modo que não cubram as janelas ou escolha peças baixas com tons claros e suaves. Vista as janelas com tecidos leves e estampados e opte por móveis e acabamentos brilhantes. E se você quiser ter mais janelas? Coloque um espelho estrategicamente.
13. Encher muito todas as divisões
De fotos, lembranças de viagens, auxiliares … Simplifique a decoração de sua casa e você se sentirá melhor. Não se trata de expor tudo, apenas o que você realmente escolhe e usa. O bom da decoração é que ela não é estática. De vez em quando você pode alterar as fotos ou objetos para os outros.
14. Usar flores artificiais
Plantas e flores naturais limpam o ar, colorem, melhoram o seu humor … Por outro lado, os artificiais acumulam muita poeira. Escolha plantas e flores sazonais. Para fazer você durar mais tempo, procure um local claramente, mas sem sol direto e longe de correntes de ar e fontes de calor, como radiadores.
15. Deixar-se influenciar por outros
Você decora sua casa e, embora a princípio possa parecer complicado, você deve ser aquele que escolhe todos os detalhes para se adequar ao seu gosto e estilo de vida. Cuidado com as influências “ruins”.
Escolha móveis errados, não os coloque no lugar certo ou cometa erros com cores e tecidos. Estes são alguns dos quinze erros decorativos mais comuns.
Só tem que os manter em mente quando decorar sua casa, e terá a casa que gosta.