Ganhe espaço na sua casa!
Um pequeno piso bem decorado pode duplicar sua superfície.
O segredo para obtê-lo? Fique com o essencial, use bem a cor e aproveite cada canto.
Neste guia encontra truques que não falham!
1 . Simplifique
Na decoração não há regras fechadas. Escolha as peças de acordo com o que você precisa e não se force a ter móveis como a mesa de café, por exemplo, se você não usá-los.
2 . Instalar divisórias móveis
E você ganhará 1 m2 de espaço. Se você também tiver painéis de vidro, comunicará os espaços e os preencherá com luz, mesmo se estiver fechada.
3 . Aposte no alvo
Se os sofás e móveis são brancos como a parede, o teto e até mesmo o chão, eles vão “derreter” no meio ambiente e parecem estar se expandindo.
4 . Ganhar calor
Se você apostar no branco, isso compensará sua frieza com pedaços de madeira.
5 . Brincar com os tecidos
Especialmente nas peças com mais volume, porque serão as que mais verão. Cores claras, tecidos suaves e se você quiser impressões, que são pequenas.
6 . Pense alto
As paredes podem te ajudar muito. Simplesmente planeje. Beliches, estantes até o teto, armários que ocupam toda a parede … Espaço extra segurado.
7 .Seja arrumado
Manter os espaços em ordem ajuda a vê-los mais longe.
8 . Use o cristal
É mágico. Comunique-se e permita que a luz alcance todos os cantos. E nos grandes armários, eles perdem peso visual. Aposte nele.
Na Lusadecor, queremos que todos encontrem soluções perfeitas para sua casa. E como nem todos nós temos a sorte de morar em apartamentos ou mansões amplas, desta vez é a vez dos pequenos apartamentos ou daqueles quartos de poucos metros quadrados aos quais, até agora, você não sabe como aproveitar.
Simplifique
Em poucos metros, menos é sempre mais. Não caia no erro de encher sua casa com muitos móveis pequenos. É melhor que você tenha menos, mas grande e mais versátil, melhor. Em caso de dúvida, melhor um único sofá generoso do que dois pequenos.
Lembre-se, você não está preso a nada
Na decoração, vale tudo enquanto você serve. Por exemplo, você pode ficar sem a mesa de café para que seu quarto cresça. Use um puff que também será um assento extra e mesa.
Adapte o mobiliário às suas necessidades
E não o contrário. Escolha a mesa de jantar com base naqueles que estão em casa e não pensando nas “ocasiões”. Nesses casos, você pode alongá-lo com um cavalete. Basta ter as cadeiras certas e, para os visitantes, você pode usar cadeiras dobráveis com capas.
“Roubametros” não deixe móveis tirarem espaço em casa
Muitos andares antigos são excessivamente compartimentados. Se você tem vários quartos e eles são muito pequenos, considere deitar abaixo uma parede. Ter menos salas, mas mais espaçosas, lhe dará mais sensação de espaço.
Comunique-se, mais fácil do que você pensa
Se você não pode ficar sem uma parede, você pode abrir a parte superior da partição ou fazer uma escotilha de serviço. Às vezes, para comunicar duas áreas, basta abrir meia parede.
Unifique e conquiste
Os andares onde cada quarto é uma cor parecem menores e caóticos. A melhor coisa para eles “crescer” é que os elementos principais, ou seja, pisos, paredes e carpintaria, partilham cores e materiais.
Três é o número “mágico”
Idealmente, você deve escolher, na melhor das hipóteses, três cores de base e usá-las em maiores e menores proporções em toda a casa. Assim, o resultado é mais harmonioso. Nossos favoritos são branco, bege e madeira. Você também não deve misturar materiais: com um piso contínuo, seu piso parece maior. A madeira é a opção mais quente, escolha ripas largas colocadas em direção às janelas.
Ganhe um 1 m2!
Você sabia que cada vez que você substituir uma porta de correr com uma porta de correr a sua casa cresce 1 m2? Coloque-os entre salas muito relacionadas, como cozinha e sala de jantar. Elas exigem mais trabalho do que as portas normais, já que a porta está “escondida” dentro da partição, mas são mais leves e aproveitam o espaço.
Vidro
Isole ruídos e cheiros quando necessário, sem abrandar a passagem da luz.
Torne o espaço mais claro
A cor branca tem a capacidade de cultivar ambientes, já que “separa” as paredes e dá luminosidade. Faça o teste num corredor estreito sem luz. Se você pintar as paredes brancas, ficará muito maior. Se você quiser levantar o telhado, pinte as paredes de branco quebrado e o telhado de branco puro.
Existem muitos brancos
Você sabia que os esquimós distinguem 30 tipos de branco? É por isso que escolher um tom de branco é mais complicado do que parece. Nossa recomendação: brancos em pó. Eles são igualmente luminosos e têm um ponto de calor, incorporando uma pequena proporção de um tom quente (rosa, amarelo …).
Ilumina os móveis mais volumosos
Não é que todos os móveis são brancos, apenas o peso mais visual, tais como armários, sofás, bibliotecas … Se você os quer manter mas diminuir o seu impacto, pintá-los da mesma cor que as paredes mais claras esbate os contrastes.
Reduz a presença de carpintaria
Portas e janelas emolduram sua casa. Reduza sua presença evitando os tons mais escuros. Você pode envernizar as portas em branco: seu acabamento brilhante também reflete a luz. Nas janelas, tente esclarecer alguns perfis escuros com cortinas de luz.
Se você não pode mudar o chão, cubra-o
Pisos escuros também reduzem a sensação de espaço. Se você não pode mudá-las, cubra-as com tapetes leves ou envernize-as com um tom levemente lavado … A mudança é espetacular.
Combine acabamentos e texturas
Para um ambiente decorado em cores claras não é monótono e frio joga com os acabamentos e texturas. Tenha em mente que o branco tem a capacidade de destacar outras cores e materiais. Combine-o com elementos quentes, como madeira e fibras, e o resultado será equilibrado.
Tecidos também “expandem”
O estofamento do sofá é o elemento com mais presença de uma pequena sala. Escolha um tecido claro e liso e seu sofá será disfarçado e, além disso, será intemporal. Dúvidas porque o branco está “sujo”? Escolha um tecido resistente e de qualidade para o seu caso e você pode lavá-lo sem problemas.
Para as janelas. Em poucos metros você está interessado em luz. Vestir as janelas com tecidos leves e chocados e quanto mais claro melhor: o escuro tinge a luz. Escolha bem as cortinas : se a janela é pequena, coloque persianas e cortinas mais do que grandes cortinas que também “roubam” parte da parede.
E a cama? Se estiver claro, também reduz o tamanho da cama. Escolha tecidos em branco e bege para a base da cama (lençóis, travesseiros e nórdico) e combiná-los com acessórios, como almofadas e mantas de outras cores, também em cores suaves (rosa, verde, azul, amarelo…) convida ao descanso.
Aproveite
Não importa o quão pequeno o seu seguro andar que tem alguns pontos fortes: um piso em parquet original, grandes janelas, tectos altos e molduras … chama a atenção para o quanto é bom e, assim, desviar-se alguns aspectos menos positivos.
Quanto mais luz, mais amplitude
Não bloqueie a entrada de luz. Se a clareza atingir todo o piso, parecerá maior, o móvel mais leve … Coloque as peças volumosas contra a parede e distribua-as para o exterior, para que a sua casa cresça para o exterior. E, enquanto puder, mantenha as cortinas abertas e as persianas levantadas.
Pense metros cúbicos
O seu apartamento tem tetos altos? Tire vantagem deles. Se você tem mais de 3 m de telhados, você pode criar um mezanino e ganhar espaço para a área de trabalho que você precisa ou um quarto para quando houver visitantes. Também é uma boa opção para ganhar um lugar para economizar.
Você está com falta de espaço?
Talvez você possa transformar a varanda ou parte do terraço no espaço que você precisa para ampliar a sala de jantar ou ter outro banheiro. Com um recinto você terá sua casa para crescer e você terá um espaço com muita luz natural.
Móveis personalizados para os mais difíceis
Um canto entre pilares, o espaço sob a janela ou um ângulo estranho … Irregular como um espaço é, um mobiliário personalizado converte um buraco 60 x 40 cm em um banco de armazenamento ou uma área de estudo.
A ordem amplia o espaço
Uma casa elegante parece maior. Não deixe as coisas no meio e guarde-as o mais rápido possível. Se você não encaixar mais armários, coloque cabides atrás das portas e caixas com rodas embaixo das camas. Quanto menos coisas você tiver à vista, melhor.
Aproveite as áreas de passagem
Um canto no corredor, sob a escada ou um pequeno distribuidor … Converte as áreas de passagem em espaços úteis. Pense que se você tem 2 m2 é suficiente para um canto de leitura e que um armário para roupas de casa só precisa de 30 cm de profundidade.
Use a altura a seu favor
Uma parede com prateleiras. É muito prático quando você tem muitos livros em casa. As prateleiras são mais claras do que uma grande biblioteca e, além disso, mais baratas. Você só precisa de uma parede e 35 cm de profundidade para criar uma mini biblioteca.
Sótãos mágicos Você tem um longo corredor com tetos altos? É o local ideal para um loft. Você só precisa de 60 cm de altura e ao mesmo tempo que reduz o efeito de “tubo” do seu corredor, você adiciona um armazenamento valioso que desabafa o resto dos gabinetes da casa.
Armários até ao teto. Começando em 200 cm, a parte superior dos gabinetes é mais inacessível. Use-o como um baú ou para armazenar itens volumosos de outra estação, como colchas e cobertores.
Nas portas. Na cozinha ou no quarto das crianças, onde você precisa guardar muito, planeje prateleiras sobre as portas para brinquedos e utensílios domésticos. Reforce-os para evitar vibrações ao abrir e fechar a porta.
Estas dicas irão aumentar visualmente a sua casa. Experimente e dê largas à sua imaginação.