Planejamento, organização e controle são tudo que você precisa.
Sim, com equipamento adequado.
1. Planeamento, planeamento e planeamento
Você comprou o seu guarda-roupa só porque ele se encaixava no espaço disponível sem se importar que dentro houvesse só uma barra e algumas prateleiras?
Isso já aconteceu com todos nós – especialmente se houvesse alguma oferta por meio dela -, embora, neste ponto, eu tenha certeza de que você já sabe que terá que investir em acessórios para aproveitar ao máximo.
Claro, antes de fazer isso, fique na frente do armário e analise suas roupas. Você está pendurando roupas ou dobrando-as? Você tem vestidos ou roupas longas? Você é apaixonado por acessórios?
Depois de responder a essas perguntas, faça um esboço do seu guarda-roupa ideal no papel (ou, melhor, com algum aplicativo de computador que muitas empresas disponibilizam para os usuários on-line), no qual cada necessidade é contemplada.
2. Na medida certa
Você usa vestidos longos enrugados porque eles não se cabem pendurados?
Ou, ao contrário, há todo um espaço não utilizado sob suas blusas e saias?
É hora de agir. Em todos os sentidos. As barras de suspensão são acessórios de baixo custo e muito versáteis, se forem colocadas com espaço adequado.
Veja as medidas para cada peça do seu guarda roupa
Para casacos compridos e vestidos, é aconselhável ter uma altura entre 140 e 170 cm.
Para casacos, entre 100 e 130 cm de altura.
Para camisas e blusas, entre 90 e 120 cm,
E, para calças, saias e roupas curtas, entre 60 e 90 cm.
Quanto à largura, dependerá da quantidade de peças de roupa, embora o indicador mais claro de que estamos indo bem é que as roupas não saem enrugadas do armário porque estão apertadas umas com as outras.
3. Não exclua o seu parceiro
Pelo menos não por causa do armário. Se você não quer estar sempre discutindo sobre quem invadiu o espaço de quem ou quem tem ou não tem muitos pares de sapatos, não se esqueça de planear o armário para que todos tenham seu espaço pessoal.
Não tem que ser exatamente o mesmo para cada membro – isso terá que ser acordado por cada casal – mas deverá ser adaptado ao tipo e quantidade de roupas de cada um.
4. Questão de prioridades
Quanto maior o armário, mais roupas nós acumulamos.
E, muitas vezes, sem qualquer lógica.
O resultado: preciosos minutos perdidos à procura de uma blusa para ir trabalhar enquanto se mergulha entre vestidos de festa e praia.
A solução: reserve um tempo – muito menos do que você pensa – para organizar as roupas da maneira que melhor se adapte ao seu estilo de vida. Por exemplo, pode organizar por roupas de trabalho, informal, fora de casa, etc.
Coloca no espaço central do roupeiro ao qual você mais usa e as extremidades e cantos de acesso mais difícil àqueles reservados para grandes ocasiões. Você ganhará tempo e tranquilidade e evitará a descoberta de roupas “perdidas” no final da estação.
5. Camisolas em julho?
Não importa se temos armários suficientes em casa. As roupas de outras estações misturadas com as de uso atual não fazem nada além de nos atrapalhar quando olhamos o que vestir e dá uma sensação de caos no armário.
O melhor é guardá-lo em caixas ou sacolas especiais para ele, seja na parte de cima do roupeiro – a área de acesso mais difícil, ou até mesmo em um roupeiro auxiliar especialmente projetado para isso.
6. Dividir para organizar
Você organiza o roupeiro várias vezes mas depois de dois dias é um desastre de novo?
Talvez esteja na hora de substituir aquelas prateleiras fixas onde pilhas instáveis de camisolas – daquelas em que, para ter uma camisola tem de tirar outras 4 e depois cai tudo!
Opte por quatro prateleiras removíveis permitem acesso mais fácil. Organize-as a uma altura baixa um do outro, para não empilhar mais do que duas ou três peças em cada um deles.
7. Gavetas
Algo semelhante acontece com gavetas.
Gavetas fundas são úteis para camisolas grossas e itens volumosos, mas pode acabar por ser um poço sem fundo para peças pequenas e o mais certo é não vê-los novamente durante muito tempo.
Evite a frustação de encontrar algo que você não é capaz de usar por ter o perdido no fundo de uma gaveta.
Existem muitas soluções para todo o tipo de gavetas e de neceesidades de arrumação: divisores modulares, cestos, caixas …
8. Haja luz
A iluminação fraca pode ser apropriada num quarto, mas não no armário. Procurar cegamente por uma peça desnecessariamente complica nossas vidas e é algo que pode ser resolvido com a instalação de um simples foco ou faixa de LEDs.
A luz branca dos LEDs ajudará você a encontrar qualquer coisa à primeira vista. Além disso, o fato de não emitirem calor – ao contrário das lâmpadas incandescentes tradicionais – permite seu uso dentro de móveis sem qualquer perigo.
9. Primeiro de tudo, segurança
Os roupeiros são muito práticos para guardar coisas de pouco uso e roupas de outras estações, mas devemos ter cuidado para fazer isso de uma maneira que não comprometa nossa integridade física de cada vez que quisermos tirar algo deles.
Caixas grandes podem ser muito pesadas e difíceis de manusear, elas devem ser substituídas por outras menores e mais leves.
10. Você tem que ser proativo
Depois de cinco minutos de armário novo, você não tem espaço para um lenço?
Então podemos ter que voltar ao ponto 1: planeamento.
O modelo ideal é aquele que oferece o suficiente para estar aumentando seu guarda-roupa, com moderação e eliminando itens espaço não está mais usos que, por isso, se desde o início é completo, ele pode ser hora de considerar a colocação de alguns auxiliares que ilumina, como uma cômoda para roupas dobradas ou outro armário complementar em outro espaço da casa para os menos usados.