Frutas e legumes: você as guarda bem? Quantas vezes você jogou um tomate em más condições? Quantos você fez um creme porque o espinafre estava começando a ficar ruim? Evite jogar ou comer alimentos que já não estão no seu melhor, armazenando-os melhor.
1 . Você os mantém no lugar perfeito na geladeira?
Legumes são muito frágeis e não gostam do frio intenso porque eles desidratam e se tornam fibrosos. Então coloque-os na área mais quente da geladeira e protegidos para que não percam umidade. Oh! E sem tocar na parte de trás do frigorífico porque eles congelariam. Melhor nas gavetas.
2 . Assunto de ordem
Ao planear as suas refeições, faça-o de acordo com a vida útil dos vegetais que você comprou, isto é, consuma antes que se estrague. Exemplos Espargos, brócolos ou acelga. Você pode esperar mais por espinafre ou pepino, e ainda mais por cenouras e cebolas.
3 . Os vegetais de folhas verdes
Melhor consumi-los em um ou dois dias. E para o armazenamento, atenta: remove folhas danificadas e colocá-los na geladeira, sem lavar, embrulhado em papel de cozinha e, em seguida, em um saco plástico. Não junte vegetais diferentes no mesmo saco. Dedique um saco para cada um.
4 . O mais resistente
Batatas, cebolas, alho … podem durar meses se você mantê-los em um lugar fresco e escuro. Se quiser evitar que grelem pode pode no frigorífico.
5 . Planeie o interior
Guarde os legumes em sacos com vácuo, exceto cogumelos, que devem estar em um saco de papel. E depois coloque tudo nas gavetas. Evite recipientes herméticos porque a condensação os apodrece. E não as aperte, porque quanto mais juntas, mais cedo elas se estragam.
6 . Dentro ou fora do frigorífico?
Tomates, por exemplo, melhor armazená-los fora. Temperaturas abaixo de 10ºC deterioram-nas, removem o sabor e alteram sua textura. Berinjelas, pepinos e pimentas também devem ser deixadas de fora; se você as tiver na geladeira, coma-as antes de três dias.
7. Lavamos logo ou depois?
Para consumir os legumes no seu ponto ideal, é melhor não lavá-los até o momento de cozinhar ou comer. Mesmo assim, se você preferir tê-los prontos para serem derretidos na geladeira, lave-os e seque-os bem antes de guardá-los, caso contrário a água os apodreceria.
8 . Não misture legumes e frutas
Muitas frutas liberam etileno, um gás que danifica vegetais. Especialmente com damascos, nectarinas, pêras e até tomates. Não os coloque junto com brócolis, cenoura, alface ou pepino. Dedique uma gaveta para cada tipo de comida e pronto.
9 . Tudo começa na compra
Você pode armazenar tudo muito bem seguindo estas dicas, mas se os vegetais e frutas não tiverem qualidade, você não estará cuidando deles. Para comprar bem ter em mente: comprar frutas e legumes na época, que é bom, melhor comprar pouco e com frequência, e que o vegetal é a última coisa que você compra e ir direto parao firgorífico.
10 . Aproveite a primavera
Vem carregado com vitaminas na forma de frutas. Se você comprar morangos, não tenha partes brancas ou solavancos e não tenha mais de 4 dias na geladeira. Ameixas, seja firme e não leve mais de 3 dias para comê-las. E as cerejas, apanhe-as escuras e com o caule muito verde, e coloque-as na geladeira sem lavar.
A primavera é o melhor momento para tomar um banho de vitaminas com os produtos do jardim. Agora mesmo, quando o frio ainda não nos deixou, é o momento ideal para fazer receitas de brócolis, repolho e couve-flor, que são vegetais com substâncias fotoquímicas mais terapêuticas. E também com acelga, espinafre, alho-poró, espargos verdes, abobrinha, abóbora, feijão macio e batata nova. Mas se você preferir legumes crus, seu arsenal de vitaminas estará em: espinafre, chicória, alface, rabanete, pepino, pimenta, beterraba, tomate e cenoura.