O que é o planeamento do espaço no design de interiores?
O planeamento do espaço é um elemento fundamental do processo de design de interiores.
Começa com uma análise aprofundada de como o espaço deve ser usado.
O designer então elabora um plano que define as zonas do espaço e as atividades que ocorrerão nessas zonas.
O plano espacial também definirá os padrões de circulação que mostram como as pessoas se moverão pelo espaço. O plano é concluído, adicionando detalhes de todos os móveis, equipamentos e colocação de hardware.
13 pontos a considerar ao decidir como organizar seu quarto
- Pense na estrutura da sala, quais são os principais pontos focais? Estas podem ser janelas, lareiras, portas ou unidades embutidas. Eles estão equilibrados no quarto? Se não, pense no que você pode adicionar ao espaço para ajudar a equilibrar a estrutura do espaço. Lembre-se de que o olho humano é atraído por pontos focais e digitalizará um espaço ao inseri-lo.
- A percepção do espaço é baseada no tamanho do corpo. Espaços de tamanhos diferentes são adequados para pessoas de diferentes tamanhos: a caixa claustrofóbica de uma pessoa é o ninho aconchegante de outra pessoa.
- Pense no espaço em termos de volume, por exemplo: se fosse um aquário, se você adicionar em um sofá, lustre, esculturas, estantes, mesa, mesa de café etc, você deslocar um pouco da água. Certifique-se de não sobrecarregar o espaço.
- Procure criar uma perspectiva e um refúgio em cada sala para que você possa se sentir enclausurado, mas também ter uma visão além do mundo natural ou externo.
- Usar a teoria do Prospecto e do Refúgio em um espaço pode torná-lo mais confortável para a experiência humana. “Preferimos um abrigo (refúgio) com uma perspectiva (prospectiva), porque os humanos têm seu campo de visão para a frente (prospecto), precisando, portanto, de algum tipo de proteção por trás (refúgio).”
- Planeje seus móveis com um desenho em escala de seu quarto ou corte formas de papel para dimensionar e coloque-os na sala para elaborar o melhor arranjo possível de móveis e acessórios.
- Certifique-se de que a passagem de circulação através de uma sala siga um caminho fácil e econômico da porta para todas as outras áreas principais de atividade.
- A desordem fecha o espaço, então edite sua desordem para evitar o bloqueio da circulação e a redução do tamanho percebido de uma sala.
- Em espaços grandes ou longos, subdivida diferentes zonas de atividade para dar definição a cada parte da sala.
- Ao planejar a decoração e a iluminação, trabalhe com os princípios de que as linhas verticais desenham nossos olhos para cima e as linhas horizontais as desenham para estender ou reduzir as proporções de uma sala. Papel de parede com uma grade quadrada ou lado a lado em uma sala em quadrados dará a impressão de que é maior do que é – quanto menor a grade, maior a sala aparece.
- Emprestar espaço de fora, garantindo uma visão ininterrupta do mundo exterior. Você também pode “emprestar” espaço de salas adjacentes usando os mesmos materiais de revestimento. Ao fornecer pequenas salas, borrar as bordas da sala para quebrar as linhas entre o piso e as paredes; desenhe móveis um pouco longe das paredes; comprar móveis em proporção ao quarto; escolha móveis com pernas para dar a ilusão de mais espaço.
- Disfarçar sofás oversized, quebrando sua superfície estofada com um corredor colorido ou texturizado diferente ou lance dobrado.
Agora que sabemos um pouco mais sobre o planejamento do espaço, vamos dar uma olhada em algumas perguntas que você precisa fazer a si mesmo antes de criar um plano de espaço para o seu próprio espaço.
Clique aqui para descobrir como posso ajudá-lo na criação de um Plano Espacial para sua casa.
Perguntas para se fazer antes de criar seu próprio Plano Espacial Por que você vai usar o espaço?
Será multi-funcional? Por exemplo: sala de estar / jantar ou quarto / estudo?
Quantas pessoas estarão usando o espaço e todas elas estarão usando para o mesmo propósito?
Por exemplo: uma família pode usar o mesmo quarto; alguém pode estar assistindo TV, enquanto outro lê e outro está trabalhando.
Você tem algum móvel existente que queira usar no espaço? Móveis podem ser movidos para dentro ou fora desta sala de outras áreas da casa?
Como você quer que a sala se sinta no espaço – aberta e arejada, aconchegante, minimalista e serena?
Quanta luz natural está disponível e que tipos de iluminação serão necessários?
Quais são os pontos focais da sala e como você pode tirar proveito deles?
Você precisa criar pontos focais?
Você gosta de equilíbrio e simetria, o inesperado ou uma combinação?
Há mais alguma coisa na sua lista de desejos para esta sala?
Essas perguntas destacarão os problemas que seu plano de espaço precisa resolver.
Pense sobre esses pontos ao criar seu plano de espaço e tente encontrar uma solução que funcione.
Você pode achar que precisa comprometer alguns dos pontos.
Tudo bem, você, como designer, precisa tomar as decisões que farão com que o espaço funcione melhor para o cliente, seja você ou outra pessoa.
Como criar um plano espacial
O plano da bolha
A maneira que eu gosto de começar um plano de espaço é por meio de um mapa do espaço e criar um plano de bolhas.
Um plano de bolhas é um diagrama simples que mostra quais atividades ocorrem no espaço e a relação entre essas atividades.
Por exemplo, em uma sala de estar de plano aberto, você pode ter 3 ou mais bolhas,
Um mostrando a cozinha, a outra mostrando a área de jantar e outra mostrando a área de estar.
Usar bolhas ajudará você a definir esses espaços.
Quando você está claro sobre onde as atividades vão acontecer no espaço, então você pode passar para a criação de um plano de escala.
Um plano de escala detalhado
Tente obter um pedaço de papel tão grande quanto possível para facilitar.
Sugiro obter um grande pedaço de cartão A1 / A2 e alguns lápis para fazer isso. Você pode então apagar quaisquer erros que você possa cometer.
Desenhe seu espaço para escalar o pedaço de papel. Incluir janela, porta, construído em armários / prateleiras, lareira e colocações de iluminação. Você quer ser capaz de ver todos os equipamentos e recursos no plano. Faça uma lista de tudo o que você gostaria de ter no espaço e crie recortes de papel dimensionados para cada peça. Você pode então começar a colocar essas peças de mobília em escala no seu plano de espaço. Isso vai começar a dar vida ao seu espaço e mostrar como você poderá usar a sala. Passe algum tempo movendo as peças, isso ajudará você a pensar de maneira diferente sobre o espaço. Venha com um plano e, em seguida, gire todas as peças ao redor, veja o que isso faz com o fluxo da sala. Continue movendo as peças até que você “saiba” o que é certo para o espaço.